01. O Nascimento e a juventude de São Francisco

sábado, setembro 16, 2006

Em 1181 nasce São Francisco, filho de um próspero comerciante chamado Pietro di Bernardone e recebe o nome de Giovanni (João), como nome de batismo.À medida em que foi crescendo passou a ser carinhosamente chamado de Francisco (“francesinho”) por seus amigos e familiares. Isto aconteceu devido à linhagem francesa de sua mãe e também porque ele gostava de cantar em francês quando estava feliz.

Francisco foi crescendo e começou a trabalhar com seu pai, na venda de lindos e preciosos tecidos oriundos de toda a Europa. Com o passar do tempo foi igualmente se interessando pelas armas e começou, então, a participar de algumas Cruzadas. Como não poderia deixar de ser, sua armadura e suas armas eram as mais bonitas da cidade de Assis, pois o filho de Pedro Bernardone não podia “fazer feio” diante de todos.

Francisco era pródigo e gastava o dinheiro de seu pai em festas com seus amigos. Era um bon vivant. Gostava de se vestir bem e de festejar. Qualquer acontecimento era motivo para comemorar e para pagar as despezas de todos.

Era assim que São Francisco vivia antes de sua conversão: nas batalhas, nos festejos, na pompa…, numa vida vazia e de futilidades. Tomás de Celano, seu primeiro biógrafo e contemporâneo e, também, frade franciscano, diz que Francisco era “frívolo e vaidoso” (I Cel, 1,1). Mas, as coisas começaram a tomar um novo rumo depois uma guerra que houve em 1202, entre as cidades de Perusa e Assis, da qual Francisco participou e onde foi capturado, preso e ficou doente. Na prisão, falou para seus companheiros de cela que um dia seria conhecido no mundo inteiro… Nesta época Francisco tinha 20 anos de idade. Seu pai teve de resgatá-lo, alegando que ele estava doente e precisava de cuidados especiais. Assim ficou em casa, doente e acamado, por dois anos.

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. maria de fatima disse:

    O texto está muito bom. Ninguém viveu o amor de Cristo tao real como o nosso irmão Francisco; se entregou de verdade às causas do proximo com total verecidade e amor mútuo. A parte que mas me encoraja é quando ele venceu a si mesmo ao a braçar o leproso. Este artigo mostra que Francisco.era um jovem como a maioria de todos os jovens: gostava de festas e baladas; uma vida pervertida; era rico e tinha pra gastar à vontade; só que ele tinha en mente algo que o diferenciava dos outros, ele já estava escolhido pelo Pai para levar a Boa Nova a todas as criaturas de Deus. ESTÁ MUITO BOM,  PRICIPALMENTE PRA QUEM QUER SABER DA VIDA DELE, DO CARISMA, E DO SIGNIFICADO DE PERTENÇA!, DA VIDA DE ORAÇÃO DE FRANCISCO. FALAR DE FRANCISCO É UMA RESPONSABILIDADE MUITO GRANDE; REQUER SABEDORI,A ANTES DE TUDO, DA VIDA DELE, POR QUE FRANCISCO É UM PAI MUITO PRESENTE E ATUANTE; ANTES DE MAIS NADA !!

  2. JOAO ALBERTO disse:

    Gostaria de saber como posso obter alguns dialogos de Sao Francisco de Assis e Frei Leao e outros
    Grato

  3. Maria Terezinha Gomes disse:

    O meu comentário é que sou devota de São Francisco, tenho no meu altarzinho a imagem dele e a oração que é linda! Pra mim é nota mil. Parabéns por esse site. Beijos. Shalom

  4. À medida em que foi crescendo passou a ser carinhosamente chamado de Francisco (”francesinho”) por seus amigos e familiares. Isto aconteceu devido à linhagem francesa de sua mãe e também porque ele gostava de cantar em francês quando estava feliz.
    Favor qual era o nome da mâe de São Francisco?
    Fique no colo de Deus,
    Décio.

  5. Custódia Santos disse:

    Nos tempos de indiferença de Deus, ou de ateismo, era necessário aparecer outro S. Francisco, que vivendo radicalmente o Evangelho como ele viveu e não só ele! Mostrasse com a vida, que Cristo vive e faz viver. È um santo, onde vou inspirar-me muitas vezes, para seguir, dentro das minhas limitações, a viver a Palavra de Deus

  6. Custódia Santos disse:

    Digo atrás que era necessário aparacer outro S.Francisco, mas reflectindo bem, cheguei á conclusão que Deus não nos tem faltado com os seus instrumentos. Quantas pessoas não têm dado a vida pelo Evangelho? Umas de forma mais visível: Madre Teresa, Chiara Lubichi, Irmão Roger, etc. Mas quantos milhares anónimos? Acredito que Deus está a conduzir a caminhada do mundo, como sempre. Há nuvens? O sól brilhará e Cristo triunfará. Aleluia.

  7. Eunice disse:

    gostei, porém gostaria de encontrar músicas com textos franciscanos. Se possível desejo receber letras com cifras.

Deixe uma resposta