12. Doces portugueses curiosos

 

 

 

Você se interessa por culinária? Por doces deliciosos?

Se você respondeu “sim”, então precisa assistir o vídeo a seguir e ler o artigo abaixo:

 

Transcrevemos aqui um texto da Câmara Municipal de Vila do Conde, contendo receitas de alguns doces portugueses com curiosos nomes "religiosos" (Beijos de Freira, Pastéis de Santa Clara (meias luas), Bolo da Abadessa, Pescoço de Freira, Sopa Dourada das Freiras de Santa Clara, Barriga de Freira, Pudim à Abade de Priscos…), além da origem de tais doces.

As receitas datam, mais ou menos do início do séc. XII ao final do século XVII.

DICAS PARA COMPREENDER MELHOR O PORTUGUÊS DE PORTUGAL:

LUME = FOGO
DEITAR = COLOCAR
BOCADINHOS = POUQUINHOS
PISADA = AMASSADA
DEMOLHAR = EMBEBER
CÔDEAS = PEDAÇOS
LATA POLVILHADA = FORMA POLVILHADA
ARREFECER = ESFRIAR

“Doçaria Conventual:

Precioso legado das freiras clarissas a Vila do Conde, insere-se na tradicional transmissão pela oralidade, com raros casos manuscritos, de um saber culinário acumulado desde os séculos XV e XVI, no qual se destacam os ancestrais ingredientes como o açúcar, os ovos, a manteiga e as amêndoas e o perfeito domínio da Ars Coquinarae patente na subtileza da utilização do açúcar e na mistura dos variados temperos e adoçantes.

Receitas do Convento de Santa Clara:

a) Beijos de Freira

Ingredientes:
10 gemas de ovos de galinha
250 gr. de açúcar
100 gr. de amêndoa
Fazem-se com estes produtos uma massa idêntica às das Rosquinhas e depois, com as mãos, procede-se á confecção de pequenas esferas que são polvilhadas com açúcar pilé ou areado.

b) Pastéis de Santa Clara (meias luas)

Recheio

10 gemas de ovos de galinha
100 gr. de amêndoas
250 gr. de açúcar
Massa

300 gr. de farinha de trigo
2 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de manteiga
1 pitada de sal
Feita a massa estende-se e divide-se em várias partes. Em cada uma destas partes deita-se um pouco de recheio. Depois fritam-se em azeite muito fino onde se deve ter deitado uma casca de limão. Finalmente, polvilham-se os pasteis com açúcar pilé ou areado.

Receitas do Mosteiro de Vairão:

a) Bolo da Abadessa

Ingredientes:
½ l de mel
½ l de azeite
16 gemas
400 gr. de nozes moídas
1 colher de chá de canela
1 colher de chá de erva-doce
Com o mel, o azeite, as gemas de ovos, as nozes moídas, a canela e a erva-doce, faça uma massa que deve ser muito bem batida. Leve a farinha necessária para se fazer um envolvimento de todos os produtos. Despeje para uma lata untada de manteiga e leve ao forno a cozer.

b) Pescoço de Freira

Ingredientes:
500 gr. de açúcar
500 gr. de amêndoa ralada
50 gr. de manteiga
14 gemas de ovos
folhas de obreia
manteiga q.b.
300 gr. de açúcar (para a calda)

Leve o açúcar a ponto de pérola e depois misture a amêndoa ralada, a manteiga e as gemas de ovos. Leve novamente ao lume para as gemas cozerem e depois deixe arrefecer a massa. Humedeça folhas de obreia com clara de ovo, recheie e enrole. Faça uma calda com açúcar e água até atingir o ponto de pasta. Passe os pescoços de freira por esta calda e deixe secar em cima de uma tábua de madeira untada com manteiga.

Outras receitas que chegaram até nós:

a) Sopa Dourada das Freiras de Santa Clara

Receita manuscrita por uma freira de Santa Clara de Vila do Conde, tal como está redigida:

"Para Kilo e meio de assucar 24 gemmas de ovos, com um quarto de amendoa doce, meio kilo de chila, 50 grammas de cidrão e 300 grammas de pão de ló, que deve ser partido ás fatias finas. Vai o assucar ao alume para o por em ponto de espadana, deitando-se-lhr algumas gottas de água de flor de laranjeira.

Achando-se o assucar n’esse meio ponto retira-se do lume e molham-se nelle as fatais de pão de ló, que se põem a escorrer nem peneira ou n’um prato. O assucar volta ao lume para chegar ao ponto de espadana, deitando-se o cidrão muito cortado aos bocadinhos e bem assim a chila. Deixa-se ferver um pouco. Tira-se então do lume para arrefecer um quasi nada. Depois vai-se deitando deta calda aos poucos nas gemmas de ovos, que devem estar bem batidas. Tem de se mexer sempre, sem parar, porque se o não fizerem, coalha. Deixa-se engrossar até fazer rugas e deita-se depois no prato ou travessa que tem as fatias, que devem ficar bem cobertas. Compõem-se com um ferro e deita-se-lhe canela."

no final deste artigo você encontrará mais receitas de doces

ORIGEM DOS DOCES PORTUGUESES:

Na década de 70 do século passado, os Serviços de Cultura e Turismo da Câmara Municipal de Vila do Conde reeditaram um pequeno livro no qual são compiladas algumas das preciosas receitas e mencionados alguns dos vilacondenses que até nós fizeram chegar os gestos, cores, cheiros e sabores da cozinha do Mosteiro de Santa Clara, o qual, pela sua raridade, passamos a citar:

"Em Portugal existe uma honrosa tradição em matéria de doçaria que se filia na variedade e boa qualidade dos produtos existentes nas nossas províncias e nos remotos costumes culinários dos principais povos que formaram o "substratum" histórico do País. Sabe-se que já no tempo dos Lusitanos existia o costume de confeccionar com farinha, leite e mel, alimentos de sabor muito agradável e que os Romanos, nas suas tão célebres refeições, usavam largamente bolos constituídos pelas mesmas substâncias. Em vários documentos medievais não faltam referências a muitos produtos da nossa agricultura – azeite finíssimo, nozes, amêndoas, passas, pinhões, leite magnífico, mel saborosíssimo, variadíssimas frutas, ervas aromáticas, vinhos preciosos, branco e do Porto, etc., – que entravam na composição de diversas receitas de doçaria. Após os descobrimentos portugueses intensifica-se a comercialização dos produtos exóticos e outras substâncias, como o açúcar, a canela, a baunilha, etc., e que foram aproveitados para o mesmo fim.

Com uma variedade de tantos e tão excepcionais produtos para a doçaria, não é de estranhar o estabelecimento de uma verdadeira Arte que, com as exigências da vida social, se desenvolveu e se fixou.

A partir do século XVI, a arte de doçaria passa a ser cultivada, com esmero requintado, por quase todos os Mosteiros e Conventos existentes no País, criando-se especialidades saborosíssimas e de grande valor culinário. Os doces das casas religiosas, inicialmente destinados para consoadas aos seus protectores civis e eclesiásticos, passaram a ter grande procura, dando origem a uma verdadeira indústria conventual que se tornou afamada de norte a sul de Portugal e que constituiu, ao longo de vários séculos, o espanto e a admiração dos estrangeiros.

O Real Mosteiro de Santa Clara de Vila do Conde, um dos mais belos e grandiosos do País, foi das casas religiosas onde a arte de doçaria atingiu o maior esmero e perfeição.

O infeliz decreto de 28 de Maio de 1834, – que apesar de ter sido rejeitado pelo Conselho de Estado, depois de o ter apreciado devidamente, foi referendado pelo Ministro Joaquim António de Aguiar – extinguindo as instituições monásticas, expulsando os frades dos conventos e reconhecendo apenas às freiras o direito de acabarem em paz nas suas celas, trouxe à comunidade religiosa do Mosteiro de Vila do Conde a sua humilhação, o seu empobrecimento, a ruína do seu velho edifício monacal, e contribuiu para que a arte de doçaria existente nesta casa perdesse o esplendor que, durante tantos e tantos anos, a celebrizou no Norte do País.

Felizmente, esta iníqua lei, determinada por motivos de ordem política de um partido e não por razões de interesse nacional, não conseguiu eliminar nem esmorecer a vida espiritual da comunidade das Clarissas de Vila do Conde que, cristãmente, aguardaram a sua última hora. Foi graças a perseverante atitude de permanecerem fiéis à vida espiritual determinada pela Regra da Ordem que estas religiosas, voluntária ou involuntariamente, transmitiram algumas das receitas dos seus tão afamados doces.

Com a morte de muitas das freiras existentes em 1834 no nosso velho Mosteiro, viram-se as poucas ainda vivas na necessidade de admitirem jovens para as auxiliarem a cantar os Ofícios Divinos. Estas "Meninas do Coro" aprendiam com as religiosas vários lavores, sendo a algumas delas ensinado, com carinho e especial interesse, a execução dos seculares e afamados doces desta comunidade de Clarissas. As "Meninas do Coro" foram crescendo. Umas casaram, outras abandonaram o Mosteiro e foram para casa de seus parentes. Para ajudar as últimas freiras ficaram a residir com elas três Senhoras, D. Maria Cristina Soares Carneiro, D. Deolinda da Conceição Soares Carneiro e D. Carolina Rosa dos Santos, que para o Mosteiro tinham entrado como "Meninas do Coro".

Quando, em 21 de Maio de 1892, faleceu a última freira e Abadessa desta secular comunidade todas essas Senhoras foram residir com os seus familiares.

D. Carolina Rosa dos Santos foi viver para a casa de uma sua irmã e, após o falecimento desta, ficou a tomar conta dos seus sobrinhos. Uma das suas sobrinhas, D. Maria Campos, em religião Irmã Maria do Divino Coração, aprendeu com a tia algumas das receitas dos doces do Mosteiro de Santa Clara. Mais tarde, esta Senhora, ajudou a fundar uma Congregação de Religiosas – o Instituto da Divina Providência e Sagrada Família – cujas Irmãs, a quem devemos algumas dessas receitas, estão, actualmente, encarregadas dos serviços domésticos do Asilo de Nossa Senhora da Encarnação, onde têm exercido uma acção a todos os títulos notáveis e a quem não é descabido prestarmos aqui a nossa homenagem e expressarmos a nossa sincera gratidão"."

(fonte: http://cmviladoconde.wiremaze.com)

Mais receitas de doces portugueses

Barriga de freira

 

Prepare uma calda em ponto de fio com o açúcar e 2,5 dl de água. Corte o pão de ló às fatias e torre-o dos 2 lados. Junte-o à calda até se desfazer. Deixe amornar. Escalde as amêndoas, pele-as enquanto quentes e passe pela máquina. Adicione à mistura de pão de ló e calda. Acrescente também as gemas, bem batidas. Leve novamente ao lume, mexendo constantemente, para cozer a gemada e apurar sem ferver demasiado. Divida por pequenas taças e enfeite à volta com doce de gila. Polvilhe o doce com canela moída.

Pudim à Abade de Priscos

 

Misture 500 g de açúcar e a água, na qual introduziu o presunto, a casca de limão e a canela. Leve ao lume e, quando estiver em ponto de espadana, passe a calda por um passador de rede, vazando-a numa tigela larga onde já deitou as gemas e o vinho do Porto, misturando ligeiramente. Com o restante açúcar faça uma calda em ponto de caramelo. Barre muito bem com essa calda a forma e leve ao lume a cozer em banho Maria.

comentário(s)

  1. Liduina Maria Barreto Quinto disse:

    Moro em Belém do Pará e quero saber onde tem curso de doces portugueses. Fiico muito grata se me orientar. Liduina

  2. Rosana de Oliveira Souza disse:

    Moro no Rio de Janeiro, e gostaria muito de ter a receita do biscoito Santa Clara.
    Obrigada.
    Rosana Souza

  3. odete weiber disse:

    Gostaria de receber receitas de comidas tipicas e doces portugueses. Sou brasileira e estou em Lisboa; me formei em tecnóloga em gastronomia e adoro sua comida e seus doces, em especial pastéis de belém. Se for possível, gostaria de ter a receita deles. Muito agradecida. Seu site é maravilhoso. Estarei sempre consigo.

  4. cantodapaz disse:

    QUERIDAS AMIGAS, QUANDO TIVERMOS MAIS RECEITAS, COLOCAREMOS NO AR. POR ENQUANTO, É O QUE TEMOS PARA OFERECER-LHES. UM ABRAÇO E OBRIGADA POR SUAS PALAVRAS.

  5. Ruth Soares de Oliveira disse:

    Gostei muito do site. Gostaria de pedir para voces colocarem ou me enviarem a receita do bistoito de santa clara, aquele que é crocante e coberto por açúcar branquinho!! Aqui perto de casa tem uma padaria eu vou lá só para comprar essas delícias. Gostaria de tentar fazer para oferecer para minhas amigas no café da tarde.
    Muito obrigada

  6. carminha gambini disse:

    Durante muito tempo desejei ter a receita do Pudim Abade de prisco. Finalmente, graças ao google pude ter esta tão desejada receita. Muitas outras eu consegui tambem, como as fatias de Braga…. gratisssima.

  7. Guiomar Faria disse:

    Gostei imensamente: dois fatores nos ligam : a ascendência portuguesa de minha família paterna e a formação fransciscana que recebi no Colégio das filhas de São Francisco. Estou sempre lendo o seu site. Imprimo orações e novenas. Enfim, vibro com as mensagens de Fé e Amor.

  8. Liduina Maria Barreto Quinto disse:

    Peço por gentileza informar onde posso comprar livros com receitas dos doces portugueses ou curso de doces portugueses pois, quero aprender.. Desde fico grata pela atenção

    Liduina

  9. Anônimo disse:

    GOSTEI MUITO DAS VOSSAS RECEITAS

  10. Christiane disse:

    Ola, Por favor, eu gostaria de saber como faz aqueles doces de ninhos de fios de ovos recheados com doce de ovos e onde posso comprar livros de Doces portugueses.
    Desde ja, agradeco muito.

  11. maria merces disse:

    Como irei a portugal, gostei das receitas e do vocabulario portugues.,das receitas.
    grata, reze por mim,rezarei por voces.

  12. ines cabral disse:

    Gostaria muito de conheçer as receitas dos conventos Portugueses, porque é um prazer tê-las à mesa para os nossos convidados. Com os melhores comprimentos. Inês Cabral

  13. norma aparecida perrona naves disse:

    Amei as receitas, são um louvor a Deus e ao paladar. Muito Obrigada.

  14. marao regina d oliveira costa disse:

    Adorei o site, sou profissinal em gastronomia no Brasill – Santa Catarina – Capital Florinópolis (sul do Brasil) e leciono na universidade A DISCIPLINA DE CULINÁRIA PORTUGUESA. Fiz um estágio no Algarve on de fiquei muito próxima dos sabores e dos saberes portugueses. Continuo a estudar pois tenho muito ainda para aprender.
    Gostaria de receber artigos sempre que tiverem, obrigada. Mara

  15. maria a ntonia disse:

    Gostei muito do artigo, gostaria de saber mais recitas de doces portugueses. podem enviar comentarios e até mesmo nomes de livros com receitas portuguesas? grata

  16. Gostei muito deste artigo, e gostaria de saber se existe curso para aprender a fazer os doces portugueses em São Paulo. Grata, Roselaine – Peruíbe – SP

  17. Anônimo disse:

    Parabéns, pelo site, os doces sao maravilhosos e muito bem elaborados. Helo – SC

  18. ana paula disse:

    Foi bom conhecer um pouco da culinária portuguesa, pena que não pude sentir o cheiro nem o gosto!

  19. Eliete disse:

    Gostaria de aprender a fazer o doce portugues( ninhos de ovos) com fios de ovos e doce de ovos

  20. eunice almeida disse:

    Sou de Pelotas,Rio grande do Sul, Brasil.Cidade tradicional em doces, principalmente portugueses.Temos anualmente, FENADOCE,Feira Nacional do Doce.Gostaria de saber como consigo ter mais receitas de doces portugueses.Certa de que serei atendida, desde já agradeço.

  21. Dulcinéia Anastácio disse:

    Oi estou à procura da receita de um doce português chamado Dom Rodrigo. Me disseram que é maravilhoso! Se vcs tiverem esta receita, poderiam me enviar via email, por gentileza? Estarei aguardando.
    Obrigada

  22. maria angelica barth presser disse:

    Gostaria de saber se tem algum curso de doces conventuais em Portugal. Faço em Porto Alegre doces de convento;pasteis de santa clara, pasteis de nata entre outras guloseimas. Se souberem me informe pois pretendo estar em Portugal em agosto próximo. Atenciosamente.

  23. Maria Inês Probst Mayworm disse:

    bom dia
    gostaria muito de conseguir a receita de biscoito, de santa clara. muito obrigada

  24. joão maria disse:

    olá,gostaria de receber receitas antigas de
    doces portugueses.ou um link onde possa encontra-las.desde já grato.joão.

  25. rose disse:

    Adorei estas receitas maravilhosa.Gostaria de receber a receita de um doce portugues chamado doce maria. Obrigada

  26. paulo da cunha disse:

    gostei

  27. Ana Lúcia Pereira disse:

    Em meio à tanta incredulidade e charlatanismo, idolatria e etc, esse site me transmitiu honestidade. Gostaria de saber como obter mais informações sobre santos estigmatas. O que há de verdade e embuste nisso. Obrigada!

  28. Anônimo disse:

    gostaria que me enviassempor i-mail o biscoito de santa clara ,ele é crocante com açucar por cima; minha nora esta gravida e quer come-los .se puderem me mandar para eu fazer eu agradeço.

  29. CELIA T. O. CLACENKO disse:

    SITE MARAVILHOSO!!!
    PEÇO POR FAVOR, NÃO CONSEGUI OUVIR O AUDIO DO VIDEO DAS RECEITAS ,POR FAVOR SERÁ QUE O PROBLEMA É DO MEU MICRO OU É DO SITE .POR FAVOR ME RESPONDAM PARA QUE EU POSSA TER O SOM DO VIDEO DAS RECEITAS ,EM OUTRAS PAGINAS EU VISITEI É ESTA TUDO EM ORDEM NO SOM ,É SÓ NAS RECEITAS QUE NÃO TEM SOM . AGRADEÇO POR TÃO BELO SITE . REALMENTE É UM PRESENTE DE DEUS PARA QUEM O ASSESSA. CELIA T. O. CLACENKO

  30. cantodapaz disse:

    *** Celia, obrigada pelo alerta da falta de som. Deve ser algum problema do vídeo. Por este motivo, optamos por substitui-lo por outro video contendo a receita dos pastéis de nata portugueses. Abraços. ***

  31. sarah conde santos disse:

    sou apaixonada por cozinha, e principalmente em fazer sempre pratos diferentes para minha familia,adoro receber,,e sera com certeza uma viagem à Portugal podendo oferecer aos amigos e familiares receitas tão saborosas, grata e continuem a nos mandar por favor, um grande abraço a todos.

  32. luiza disse:

    maravilhoso

  33. luiza disse:

    muito interessantwe

  34. carolina disse:

    gostei dessas receitas,mas onde está o modo de prparar?

  35. Olá querida,tudo bem..?
    vou mim casar com um português aqui no Brasil
    vou fazer um recepção para 60 pessoas, gostaria de supreende-lo com adoces e salgo ti-pico,
    Por favor mim oriente com devo proceder o meu casamento sare na praia …..
    fico desde de já muito grata…

  36. raquel a c rodrigues disse:

    por favor enviar-me receita das bolachinhas de santa clara. MORO NO INTERIOR DE SAO PAULO FICA DIFICIL O ACESSO PARA IR PARA A CAPITAL. AGUARDO SUA ATENÇAO MUITO AGRADECIDA

  37. deivid disse:

    eataartigo foi facil de fazer

  38. Márcia Mendonça disse:

    Adorei as receitas dos doces portugueses.
    Queria saber se é realmente necessário utilizar a quantidade de ovos para os pastéis de nata ou de belém, ou se posso reduzir a quantidade.Onde é possível encontrar massa folhada?

    Att

    Márcia

  39. margarida simoes disse:

    as receitas sao maravilhosas, porem nao deu para entender a receita – PUDIM A ABADE DE PRISCO – acho que esta faltando alguma coisa !
    por favor mande pelo meu email esta receita
    Moro em North Carolina nos EEUU e aqui nesta cidade nao se encontra quase nada de Portugal
    Ja morei em N.York e la tem bairros portugueses, comidas e doces
    Adoraria uma boa receita de PUDIM DE CLARAS

    obrigada
    Margarida

  40. Cristiane disse:

    Achei fantástico. E queria fazer um pedido se possível enviar a receita de um doce que eu creio chamar AFELÔ.

  41. Ana Maria do Couto disse:

    Muito bom,mas gostaria da indicação de um livro com autor com receitas de doces portugueses para aduirir aqui no Brasil.Obrigada.Ana Maria

  42. Auxiliadora disse:

    Adorei o site. Sou mineira, moro na cidade de Uberaba.Adoro a arte e a alquimia da culinaria, pricipalmente os doces. Enfim gostaria de receber receitas de comidas tipicas e doces portugueses principalmente a dos casadinhos portugueses ou melhor dizendo os famosos Bem Casados. Poderia enviar pra mim por e-mail?
    Obrigada,
    Auxiliadora

  43. maria do rosario madureira louro disse:

    gostei muito de vossas receitas conventuais e nao so as lendas ou contos sobre uns tantos, tudo q venha dos conventos de Clarissas enche me o coracao

  44. Lygia Margarida disse:

    Que maravilha estes doces portugueses!
    Quando estive em Lisboa me esbaldei de saboreá-los e agora encontro as receitas nesta maravilhosa página.
    Parabéns Kátia. Você e sua equipe fazem a diferença.
    Abraços.
    Lygia Margarida.

  45. cantodapaz disse:

    Obrigada a todos por seus comentários. Abraços.

  46. Lúcia disse:

    Muito bom, bem curioso.

  47. Rosangela Velasquez disse:

    Prezado Sr.,
    Adoraria obter a receita do biscoito Santa Clara também conhecido no Rio como rosquinha Santa Clara ou rosquinha da Penha.
    Tenho procurado na internet mas até agora nada encontrei.
    Agradeço sua atenção.
    Rosangela Velasquez

  48. Fatima disse:

    Gostaria de saber onde posso fazer curso de doces portugueses no RJ. Grata, Fatima

  49. Isabel Gomes disse:

    Adorei estas receitas. Aliás, gosto muito de “Barriga de freira” e não sabia fazer. Agora já sei. Levo a receita comigo.

    Parabéns pelo blog.

    Isabel Gomes

    http://osmeusremedioscaseiros.blogspot.com

Deixe uma resposta