10a. Campanha da Fraternidade 2008

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR AS 17 PARTITURAS DOS CANTOS DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2008

A Campanha da Fraternidade de 2008 já tem tema: “Fraternidade e defesa da vida”; e o lema é: “escolhe, pois, a vida”. Este tema assume importância sempre maior no Brasil e no mundo em vista das ameaças e agressões constantes à vida, o bem mais importante e precioso sobre a face da terra. Nas suas múltiplas formas e manifestações, a vida é um bem impagável e indisponível; cada ser vivo manifesta, à sua maneira, a sabedoria e a insondável providência de Deus Criador. Não criamos a vida, mas temos o tremendo poder de destruí-la; e a destruição da vida pelo descuido e a imprudência humanas, ou pela ganância sistemática e cega, é ofensa ao Criador.

Muitas formas de agressão ao ambiente, bem como a interferência leviana na natureza dos organismos vivos, coloca em sério risco a existência da muitos seres vivos, vegetais ou animais. Vem ao caso de perguntar: que tipo de mundo e ambiente estamos preparando para as gerações que virão depois de nós?! Tratando-se da vida humana, as questões tornam-se ainda mais preocupantes. A pobreza extrema e a falta de políticas sociais adequadas deixam a vida humana exposta a situações de risco e precariedade. A violência endêmica e o crime organizado ceifam numerosas vidas humanas, lamentavelmente, muitas delas, em plena flor da juventude!

Submetida à lógica do mercado e da vantagem econômica, a vida humana acaba valendo muito pouco. A degradação ambiental, a contaminação e poluição das águas e do ar, em conseqüência de políticas econômicas irresponsáveis, desencadeiam mecanismos que põem em risco a própria sobrevivência da vida no nosso planeta.

É impressionante o número de abortos clandestinos realizados todos os anos no Brasil. São seres humanos inocentes e indefesos rejeitados, aos quais é negada a participação no banquete da vida. E com os abortos clandestinos, tantas mulheres também perdem a vida, em conseqüência de abortos mal-feitos. Legalizar o aborto seria a solução, para salvar a vida de muitas mulheres? É o que alguns pretendem. Mas essa solução seria trágica, cruel e imoral, pois ambas as vidas são preciosas, tanto mais, quanto menos culpa têm a pagar. A vida da mãe e do filho precisa ser preservada. A solução é a educação para a maior valorização da vida humana e para comportamentos sexuais conseqüentes com a grande responsabilidade de transmitir a vida a um novo ser humano.

PARA CONTINUAR A LER ESTE ARTIGO, CLIQUE AQUI

comentário(s)

  1. marcia silva pereira disse:

    Acho esse site simplesmente ótimo.

  2. Tiago disse:

    oi, tbm gostaria q vcs colocassem a cifra das musicas da campanha, e se puder me enviar ficarei agradecido

  3. Franciane disse:

    Olá, aasim como o Tiago, também preciso das cifras da campanha. Poderiam vocês, por favor, enviar estas para mim?
    Obrigada

  4. Patríca disse:

    P A R A B É N S !

  5. cantodapaz disse:

    **** ATENÇÃO, PESSOAL! Os cantos da Campanha da Fraternidade 2008 já estão no ar. São 17 cantos ao todo. Um abraço. ****

  6. isabela disse:

    adorei pois chama a atençao da vida em relaçao a tudo na campanha!

  7. tainara arantes dias disse:

    fala de coisas que ser tanto para mim como todos nos de muita importancia para a sociedade brasileira para saberem o quanto é importante a caminhada da fraternidade que ela fala da fraternidade,humildade,compaixão ao proximo,ajudar ao proximo tanto você pode ser rico ou pobre mais o pouco que seja ajude.

  8. milena disse:

    o assunto é legal!!
    mais deveria ter a letra da música da campanha da fraternidade!!

  9. Anônimo disse:

    eu gostaria de saber curiosidades sobre a campanha, além disso gostaria de saber como é feita a escolha do tema e lema e muito mais, pois adoro está informada, principalmente um assunto tão importante!

  10. cantodapaz disse:

    **** A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) escolhe os temas de acordo com as necessidades do nosso Brasil e do mundo. Um abraço. ****

  11. Pierre disse:

    AI galera , tenho que tocar as musicas da CF 2008 na minha paroquia nesse proximo domingo dia 1º. por favor me mandem as cifras dos canticos num formato WORD POIS NEM SE QUER JA OUVI AS MUSICAS POR FAVOR: psfermatematica@gmail.com.
    Que DEUs vos pague!!!

  12. jessica disse:

    adorei queria a cifra

  13. deby disse:

    Eu queria falar que essa campanha é muuuuuuuuuuiiiiiiiot legal

  14. Jessica disse:

    Oi tudo bem, eu adorei esse tema e esse lema e maravilhoso.

  15. Evandro Lopes disse:

    A CNBB já deveria disponibilizar as cífras aqui mesmo, só ia facilitar as nossas vidas, bota essa galera pra trabalhar ai CNBB!!! a gente quer tocar as musicas, mas vcs tão complicando.

  16. naruto disse:

    estou precisando o mais rapido possivel de curiosidades sobre a campanha.

  17. cantodapaz disse:

    **** Infelizmente não temos este material para venda. Um abraço, ****

  18. julia disse:

    eu achei a minha pesquisa rapido este site e otimo

  19. Nathália disse:

    oi…esse assunto ajudará muito no meu trabalho de religião…
    mas eu adoraria descobrir mais sobre essa campanha…

  20. Nathália disse:

    oiee!!
    adorei conheçer este site…
    irá me ajudar muito na pesquisa que eu estou fazendo…
    mas eu adoraria descobrir mais coisas que ainda nao achei…

  21. Arielle disse:

    Oie… esse assunto ajudará muito no meu trabalhoo de Religião. Achei otimo essa campanhaaa ♥

  22. luiz carlos disse:

    olá irmãos!!!

    gostei do tema, muito importante e um grande leque para ser trabalhado.

    Em relação ao hino cf 2009, excelente!!!!
    outros canticos cf 2009, muda demais os ritmos, o refrão, um compasso, já na estrofe muda, na minha opinião teria que ser revisto, por que isso? sei que no período da quaresma, temos que utilizar ritmos mais lentos/e profundos. MINHA OPINIÃO EM RELAÇÃO AOS CANTICOS TEM QUE SER REVISTO, POR ISSO QUE UM PERCENTUAL GRANDE, NÃO ESTÃO OPTANDO EM CANTAR CANTICOS DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE. (TEM CANTICO QUE MINISTÉRIO NEM CANTAM, PELA DIFICULDADE ENCONTRADA – NÃO SEI POR QUE DIFICULTAR.

  23. Bet disse:

    Muito bom!

Deixe uma resposta