09. O que é a quaresma?

O QUE QUER DIZER “QUARESMA”?

A palavra Quaresma vem do Latim quadragésima e é utilizada para designar o período de quarenta dias que antecedem a festa ápice do cristianismo: a Ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no famoso Domingo de Páscoa. Esta prática data desde o século IV.

A Quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas e termina na quinta-feira santa com a Missa da Santa Ceia, exclusive, isto é, termina antes da Missa da Ceia, ao anoitecer. Com a Celebração da Missa também chamada de Missa da Instituição da Eucaristia (ou Missa do Lava Pés), inicia-se o Triduo Pascal. Como o periodo da  Quaresmas os católicos realizam a preparação para a Páscoa. O período é reservado para a reflexão, a conversão espiritual. Ou seja, o católico deve se aproximar de Deus visando o crescimento espiritual. Os fiéis são convidados a fazerem uma comparação entre suas vidas e a mensagem cristã expressa nos Evangelhos. Esta comparação significa um recomeço, um renascimento para as questões espirituais e de crescimento pessoal.

O cristão deve intensificar a prática dos princípios essenciais de sua fé com o objetivo de ser uma pessoa melhor e proporcionar o bem para os demais. Essencialmente, o período é um retiro espiritual voltado à reflexão, onde os cristãos se recolhem em oração e penitência para preparar o espírito para a acolhida do Cristo Vivo, Ressuscitado no Domingo de Páscoa. Assim, retomando questões espirituais, simbolicamente o cristão está renascendo, como Cristo. Todas as religiões têm períodos voltados à reflexão, eles fazem parte da disciplina religiosa. Cada doutrina religiosa tem seu calendário específico para seguir.

A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa penitência e conversão.

Cerca de duzentos anos após o nascimento de Cristo, os cristãos começaram a preparar a festa da Páscoa com três dias de oração, meditação e jejum. Por volta do ano 350 d. C., a Igreja aumentou o tempo de preparação para quarenta dias. Assim surgiu a Quaresma.

ESTE ARTIGO CONTINUA

comentário(s)

  1. Eclair Aparecida disse:

    Ótimo; parabéns.

  2. Marlene disse:

    Bastante esclarecedor.
    Seria possível explicar o significado da 4ºf de cinzas e o que significam as cinzas?

  3. Jose Olivio Grillo disse:

    Gostaria de saber porque a contagem da QUARESMA, esta vinculada no BRASIL ao término do periodo de CARNAVAL? Obrigado e parabéns pelo lindo SITE.

  4. cantodapaz disse:

    A Páscoa sempre acontece na primeira lua cheia após a primavera na Europa (outono aqui no Brasil). A primavera na Europa tem um enorme significado de vida, pois durante o inverno toda a natureza fica morta, ressurgindo com o início de uma nova estação. Podemos fazer uma analogia da primavera com a Ressurreição de Jesus, que vence a morte.

    Bem, como estávamos falando, quando descobre-se qual o dia da primeira lua cheia da primavera, então passam-se a contar 40 dias (quaresma) para trás, sem incluir os domingos. Então chega-se à data que será a Quarta-Feira de Cinzas e o início da quaresma. Por isso, a Páscoa é uma data móvel, assim como a Sexta-Feira Santa, a Quinta-Feira Santa, o Carvanal etc.
    ESTA CONTAGEM É IGUAL NO BRASIL E EM TODO O MUNDO. Um abraço,

  5. Suzanny disse:

    Parabénssssssss. Bbjuss. Fiquem com Deus.

  6. Maria Zeliene S.Goes disse:

    Quem procura acha…e foi procurando…navegando, aleatoriamente, que fiz este grande achado…”O CANTO DA PAZ”! Magnífico!!Espetaculoso!! Sou Católica,Apostólica Romana desde que nasci,graças a Deus! Mas até então, não conheço profundamente os símbolos, rituais…e as modificações pelas quais a minha Igreja vem passando. Me parece que agora vou ficar doutora nos assuntos relacionados à minha Igreja. PARABÉNS MEUS IRMÃOS EM CRISTO!! Nota mil para o “nosso” site. Tem tudo!!
    Beijos pra todos!
    Maria Zeliene

  7. cantodapaz disse:

    **** Maria Zeliene, obrigada por suas lindas palavras! o CANTO DA PAZ realmente é “nosso”, como você disse. Alguns leitores dão sugestões de artigos e, na medida do possível, vamos pouco a pouco atendendo. Seria necessário um ano inteiro de feriados, férias e finais-de-semana para que pudéssemos atender a todos os pedidos de uma vez. Um abraço grande! ****

  8. mmmm disse:

    queria saber mais em detalhes mais valeu..
    bjus

  9. Shirlei de Sousa Oliveira disse:

    trabalho como catequista na paroquia sao joao batista em maraba para e uso o site para me orientar nos estudos biblicos voces estão de parabens me socorrem nos momentos mais dificeis. Muito obrigada , gostei muito do texto sobre quaresma e principalmente pelo significado da paravra quaresma em latim pois eu não conhecia muito obrigada deus abençoe voces. shirlei marabapara

  10. carla disse:

    beleza

  11. Maria disse:

    gostaria de saber o porquê de comemorarmos o sabado de aleluia??

  12. cantodapaz disse:

    *** Maria, veja na nossa barra lateral o significado do Sábado de Aleluia ou Sábado Santo. Um abraço. ***

  13. qual o motivo dos cristaos comemorarem a pascoa me diga

  14. cantodapaz disse:

    *** Claudia, no número 09 da barra lateral do nosso site você encontrará o que procura. Um abraço. ***

  15. Filomena Bentes Estevinha disse:

    Este ano de 2008 os quarenta dias entre a 4ª feira de cinzas e a 5ª/6ª feiras antes do domingo de Páscoa, não são quarenta dias, mas sim 42/43 dias. Afinal quaresma não vem de quarentena (40 e mais uns quantos dias)?

  16. Andressa disse:

    Muito lindo o site.

    Parabéns mesmo!

  17. lucas disse:

    oi eu adorei a estória, só que eu não gostei do jejum.

  18. leila disse:

    oi eu gostei muito – que não fala do jejum

  19. cantodapaz disse:

    **** Oi, pessoal, basta fazer uma busca no site pela palavra jejum, então encontrarão o que desejam. ****

  20. ruth disse:

    ótimo nota 10!

  21. IZIANE disse:

    QUAL A IMPORTANCIA DA QUARESMA?

  22. pablo pacheco rocha disse:

    esse resumo doque e quaresma eu garanto q vai me ajudar bastante na escola.

  23. Anônimo disse:

    por que a esta semana é chamada semana santa?

  24. Antonio Carlos disse:

    Gostei mesmo do resumo, bem resumido, mas contendo o essencial. Parabéns!

  25. Lusmar Paz disse:

    A Equipe deste site está de parabéns!
    Quanta riqueza de cunho espiritual encontrei… Quanta profundidade nas respostas que vocês nos dão às perguntas que fazemos.Mais uma vez expresso os meus sinceros parabéns! Gostei muito deste site.
    Sou Ministro da Eucaristia na Paróquia da Imaculada Conceição na cidade de Aracoiaba-Ceará.
    Vão em frente! Deus abençoe a todos vocês!!!

  26. gilmara alves da silva disse:

    Bom dia gostei muito deste artigo pois sou franciscano e me interesse porestes artigos para dar formação.
    Muito obrigada !
    Paz e Bem!

  27. Irmã Silvana de Freitas disse:

    Quaresma é um tempo de revisão de vida, de revermos a vida, de revivermos, colocar em prática no nosso cotidiano.

  28. PEDRO PAULO disse:

    GOSTEI MUITO DO SITE, MAS AINDA TENHO DUVIDA COM RELAÇAO A QUARESMA, INICIO E TERMINO. NO SITE DIZ QUE COMEÇA NA QUARTA-FEIRA DE CINZAS, ATE AI TUDO BEM. MAS A MINHA DUVIDA E A RESPEITO DO TERMINO, AQUI NO SITE DIZ QUE O FINAL E NA QUARTA-FEIRA SANTA, POREM CONTANDO ASSIM DÁ MAIS DE 40 DIAS. NAO SERIA O INICIO NA QUARTA-FEIRA DE CINZAS E TERMINO NO DOMINGO DE RAMOS QUE COMEÇA A SEMANA SANTA? FICO AGUARDANDO UMA RESPOSTA.
    MUITO OBRIGADO.

  29. CRISTHIANE BAZANI disse:

    ESTE ARTIGO SOBRE A QUARESMA FOI MUITO EDIFICANTE PARA TODOS QUE ACESSAM ESTE SITE, POIS ELE TRAZ UM SÍNTESE DO QUE REALMENTE É O TEMPO QUARESMAL E COMO DEVE SER VIVIDO.PARABÉNS…PAZ E BEM!!!

  30. jean disse:

    É Verdade que surgiu o carnaval atravéz Porque os povos de antigamnete eles pegavam e comemorava uma festa pq ea passa qurenta dias sem comer carne

  31. josé disse:

    muito legal

  32. lorran disse:

    muito legal gostei mas a professora mandou eu escre ver tudo diminui ai né

  33. kiihgg disse:

    Gostei muito Dessa Quaresma que voces escreveram !!

  34. susko disse:

    Parabéns pelas explicações. Mas há uma dúvida: o dilúvio aconteceu de fato ou é um mito. É fato registrado apenas no território da Asia ou é uma epopéia mitológica que abrange todos os Continentes?

  35. Danilo R disse:

    Primeiramente, Parabéns!!! Adorei o trabalho de vocês, acho que, a nação cristã deveria visitar o site.
    Pois, estão muito explicados e bem detalhados os assuntos que foram mencionados.
    Em minha opinião todo conteúdo esta muito bem elaborado e bem trabalhado.
    Fico muito grato e feliz em saber que temos pessoas capacitadas assim como vocês, para tratar de um assunto muito forte e polemico.
    Desejo a todo o cristão do mundo….. Uma boa quaresma que nesses momentos tão únicos, nos possamos nascer e crescer com Cristo. Tanto na oração, na igreja, vida pessoal, trabalho e etc.
    Que nossa Senhora cubra-nos com seu manto e amor, e que ela nos ensine á dizer sim, ao seu filho Santo e Salvador!

    “Orai e vigiai a todo o momento”.

    Um forte abraço.

    Danilo Ricardo

  36. JACKSON disse:

    GOSTEI MUITO

  37. divina fiusa disse:

    Realmente esse site é maravilhoso. Aqui onde moro a igreja é muito sem recursos financeiros, então quando se tem onde pesquisar sobre assuntos que a gente não tem como saber, é muito bom. Sou catequista num cidade pequenina no norte do Mato Grosso. Aqui é tudo muito dificil,não tem materiais de catequese, a gente se vira como pode. Agora que tem internet é mais fácil, ainda mais quando se tem um site como esse. Vocês estão de parabéns. Muito obrigada. Não sabem como ajudam nós catequistas aqui nesse fim de mundo. Abraços a todos que organizam o site.

  38. layse disse:

    gostei muito bjos

  39. itallo disse:

    e otimo

  40. Bom, gostei pois achei o que queria: tudo sobre quaresma. Beijão da lindona !!!!!

  41. Marcolino disse:

    Gostei muito, mas queria que publicasse sobre “o que é domimgo de ramos” obrigado!!!!!! bjsssssssssssssss…

  42. MARCO AURÉLIO disse:

    A Quaresma não duraria até a Quinta-Feira da Semana Santa? (excluíndo a Missa da Ceia do Senhor que ocorre a noite).
    Pelo menos é isso que eu li o dia todo pela internet. Aqui neste site diz que é até a Quarta-Feira Santa, me causou dúvidas. Obrigado

  43. Anônimo disse:

    que legal tchau

  44. hussuahhusa disse:

    nada veeeee mais é kebvhsafgwregyr m

  45. Karem disse:

    Achei muito legal há vôcês são sexs

  46. Alessandra disse:

    Período de reflexão, de escuta ao Espírito Santo e de renovação da fé. É preciso estar atento para o chamado do Senhor que se manisfesta durante a Quaresma com todo seu poder. Aleluia!

  47. Anônimo disse:

    da onde vem o que significa isso e por que?

  48. Anônimo disse:

    A palavra Quaresma vem do Latim quadragésima e é utilizada para designar o período de quarenta dias que antecedem a festa ápice do cristianismo: a Ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no famoso Domingo de Páscoa. Esta prática data desde o século IV.

    Na Quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas e termina na quarta-feira da Semana Santa, os católicos realizam a preparação para a Páscoa. O período é reservado para a reflexão, a conversão espiritual. Ou seja, o católico deve se aproximar de Deus visando o crescimento espiritual. Os fiéis são convidados a fazerem uma comparação entre suas vidas e a mensagem cristã expressa nos Evangelhos. Esta comparação significa um recomeço, um renascimento para as questões espirituais e de crescimento pessoal. O cristão deve intensificar a prática dos princípios essenciais de sua fé com o objetivo de ser uma pessoa melhor e proporcionar o bem para os demais.

    Essencialmente, o período é um retiro espiritual voltado à reflexão, onde os cristãos se recolhem em oração e penitência para preparar o espírito para a acolhida do Cristo Vivo, Ressuscitado no Domingo de Páscoa. Assim, retomando questões espirituais, simbolicamente o cristão está renascendo, como Cristo. Todas as religiões têm períodos voltados à reflexão, eles fazem parte da disciplina religiosa. Cada doutrina religiosa tem seu calendário específico para seguir. A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa luto e penitência.
    Cerca de duzentos anos após o nascimento de Cristo, os cristãos começaram a preparar a festa da Páscoa com três dias de oração, meditação e jejum. Por volta do ano 350 d. C., a Igreja aumentou o tempo de preparação para quarenta dias. Assim surgiu a Quaresma.

    Qual o significado destes 40 dias?

    Na Bíblia, o número quatro simboliza o universo material. Os zeros que o seguem significam o tempo de nossa vida na terra, suas provações e dificuldades. Portanto, a duração da Quaresma está baseada no símbolo deste número na Bíblia. Nela, é relatada as passagens dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias de Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou a estada dos judeus no Egito, entre outras. Esses períodos vêm sempre antes de fatos importantes e se relacionam com a necessidade de ir criando um clima adequado e dirigindo o coração para algo que vai acontecer.

    O que os cristãos devem fazer no tempo de Quaresma?

    A Igreja católica propõe, por meio do Evangelho proclamado na quarta-feira de cinzas, três grandes linhas de ação: a oração, a penitência e a caridade. Não somente durante a Quaresma, mas em todos os dias de sua vida, o cristão deve buscar o Reino de Deus, ou seja, lutar para que exista justiça, a paz e o amor em toda a humanidade. Os cristãos devem então recolher-se para a reflexão para se aproximar de Deus. Esta busca inclui a oração, a penitência e a caridade, esta última como uma conseqüência da penitência.

    Retirado do site dos Padres Salesianos (http://www.auxiliadora.org.br)

    COMO SE CALCULA A PÁSCOA? QUANDO VAI CAIR?

    A Páscoa sempre acontece na primeira lua cheia após a primavera na Europa (outono aqui no Brasil). A primavera na Europa tem um enorme significado de vida, pois durante o inverno toda a natureza fica morta, ressurgindo com o início de uma nova estação. Podemos fazer uma analogia da primavera com a Ressurreição de Jesus, que vence a morte.

    Bem, como estávamos falando, quando descobre-se qual o dia da primeira lua cheia da primavera, então passam-se a contar 40 dias (quaresma) para trás, sem incluir os domingos. Então chega-se à data que será a Quarta-Feira de Cinzas e o início da quaresma. Por isso, a Páscoa é uma data móvel, assim como a Sexta-Feira Santa, a Quinta-Feira Santa, o Carvanal etc.

    LEIA MAIS SOBRE A QUARESMA E SOBRE A SEMANA SANTA:

    QUARTA-FEIRA DE CINZAS

    QUINTA-FEIRA SANTA

    SEXTA-FEIRA SANTA OU SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO

    SÁBADO SANTO OU SÁBADO DE ALELUIADOMINGO DE PÁSCOA

    ——————————————————————————–

    1) Se gostou dos nossos artigos religiosos, clique aqui para colocar o seu email e receber as novidades deste site, periodicamente

    2) Para recomendar este artigo a algum amigo seu, preencha o formulário abaixo. Não use este formulário para falar conosco.

    o e-mail do seu amigo:

    o seu nome:

    a mensagem:

    cantodapaz

    40 comentários para “09. O que é a quaresma?”
    on 21 Jan 2008 at 0:51 Eclair Aparecida

    Ótimo; parabéns.
    on 30 Jan 2008 at 0:05 Marlene

    Bastante esclarecedor. Seria possível explicar o significado da 4ºf de cinzas e o que significam as cinzas?
    on 08 Fev 2008 at 17:21 Jose Olivio Grillo

    Gostaria de saber porque a contagem da QUARESMA, esta vinculada no BRASIL ao término do periodo de CARNAVAL? Obrigado e parabéns pelo lindo SITE.
    on 08 Fev 2008 at 23:31 cantodapaz

    A Páscoa sempre acontece na primeira lua cheia após a primavera na Europa (outono aqui no Brasil). A primavera na Europa tem um enorme significado de vida, pois durante o inverno toda a natureza fica morta, ressurgindo com o início de uma nova estação. Podemos fazer uma analogia da primavera com a Ressurreição de Jesus, que vence a morte. Bem, como estávamos falando, quando descobre-se qual o dia da primeira lua cheia da primavera, então passam-se a contar 40 dias (quaresma) para trás, sem incluir os domingos. Então chega-se à data que será a Quarta-Feira de Cinzas e o início da quaresma. Por isso, a Páscoa é uma data móvel, assim como a Sexta-Feira Santa, a Quinta-Feira Santa, o Carvanal etc. ESTA CONTAGEM É IGUAL NO BRASIL E EM TODO O MUNDO. Um abraço,
    on 11 Fev 2008 at 20:12 Suzanny

    Parabénssssssss. Bbjuss. Fiquem com Deus.
    on 23 Fev 2008 at 10:57 Maria Zeliene S.Goes

    Quem procura acha…e foi procurando…navegando, aleatoriamente, que fiz este grande achado…”O CANTO DA PAZ”! Magnífico!!Espetaculoso!! Sou Católica,Apostólica Romana desde que nasci,graças a Deus! Mas até então, não conheço profundamente os símbolos, rituais…e as modificações pelas quais a minha Igreja vem passando. Me parece que agora vou ficar doutora nos assuntos relacionados à minha Igreja. PARABÉNS MEUS IRMÃOS EM CRISTO!! Nota mil para o “nosso” site. Tem tudo!! Beijos pra todos! Maria Zeliene
    on 23 Fev 2008 at 15:30 cantodapaz

    **** Maria Zeliene, obrigada por suas lindas palavras! o CANTO DA PAZ realmente é “nosso”, como você disse. Alguns leitores dão sugestões de artigos e, na medida do possível, vamos pouco a pouco atendendo. Seria necessário um ano inteiro de feriados, férias e finais-de-semana para que pudéssemos atender a todos os pedidos de uma vez. Um abraço grande! ****
    on 27 Fev 2008 at 22:35 mmmm

    queria saber mais em detalhes mais valeu.. bjus
    on 09 Mar 2008 at 17:56 Shirlei de Sousa Oliveira

    trabalho como catequista na paroquia sao joao batista em maraba para e uso o site para me orientar nos estudos biblicos voces estão de parabens me socorrem nos momentos mais dificeis. Muito obrigada , gostei muito do texto sobre quaresma e principalmente pelo significado da paravra quaresma em latim pois eu não conhecia muito obrigada deus abençoe voces. shirlei marabapara
    on 12 Mar 2008 at 18:58 carla

    beleza
    on 14 Mar 2008 at 18:26 Maria

    gostaria de saber o porquê de comemorarmos o sabado de aleluia??
    on 14 Mar 2008 at 23:30 cantodapaz

    *** Maria, veja na nossa barra lateral o significado do Sábado de Aleluia ou Sábado Santo. Um abraço. ***
    on 15 Mar 2008 at 14:07 claudia roberta

    qual o motivo dos cristaos comemorarem a pascoa me diga
    on 16 Mar 2008 at 13:17 cantodapaz

    *** Claudia, no número 09 da barra lateral do nosso site você encontrará o que procura. Um abraço. ***
    on 16 Mar 2008 at 15:11 Filomena Bentes Estevinha

    Este ano de 2008 os quarenta dias entre a 4ª feira de cinzas e a 5ª/6ª feiras antes do domingo de Páscoa, não são quarenta dias, mas sim 42/43 dias. Afinal quaresma não vem de quarentena (40 e mais uns quantos dias)?
    on 16 Mar 2008 at 17:11 Andressa

    Muito lindo o site. Parabéns mesmo!
    on 20 Mar 2008 at 0:48 lucas

    oi eu adorei a estória, só que eu não gostei do jejum.
    on 20 Mar 2008 at 0:49 leila

    oi eu gostei muito – que não fala do jejum
    on 20 Mar 2008 at 12:46 cantodapaz

    **** Oi, pessoal, basta fazer uma busca no site pela palavra jejum, então encontrarão o que desejam. ****
    on 20 Mar 2008 at 20:54 ruth

    ótimo nota 10!
    on 22 Mar 2008 at 17:12 IZIANE

    QUAL A IMPORTANCIA DA QUARESMA?
    on 23 Mar 2008 at 15:36 pablo pacheco rocha

    esse resumo doque e quaresma eu garanto q vai me ajudar bastante na escola.
    on 07 Abr 2008 at 16:44 Anônimo

    por que a esta semana é chamada semana santa?
    on 06 Nov 2008 at 20:54 Antonio Carlos

    Gostei mesmo do resumo, bem resumido, mas contendo o essencial. Parabéns!
    on 21 Fev 2009 at 12:52 Irmã Silvana de Freitas

    Quaresma é um tempo de revisão de vida, de revermos a vida, de revivermos, colocar em prática no nosso cotidiano.
    on 23 Fev 2009 at 16:10 PEDRO PAULO

    GOSTEI MUITO DO SITE, MAS AINDA TENHO DUVIDA COM RELAÇAO A QUARESMA, INICIO E TERMINO. NO SITE DIZ QUE COMEÇA NA QUARTA-FEIRA DE CINZAS, ATE AI TUDO BEM. MAS A MINHA DUVIDA E A RESPEITO DO TERMINO, AQUI NO SITE DIZ QUE O FINAL E NA QUARTA-FEIRA SANTA, POREM CONTANDO ASSIM DÁ MAIS DE 40 DIAS. NAO SERIA O INICIO NA QUARTA-FEIRA DE CINZAS E TERMINO NO DOMINGO DE RAMOS QUE COMEÇA A SEMANA SANTA? FICO AGUARDANDO UMA RESPOSTA. MUITO OBRIGADO.
    on 25 Fev 2009 at 17:14 CRISTHIANE BAZANI

    ESTE ARTIGO SOBRE A QUARESMA FOI MUITO EDIFICANTE PARA TODOS QUE ACESSAM ESTE SITE, POIS ELE TRAZ UM SÍNTESE DO QUE REALMENTE É O TEMPO QUARESMAL E COMO DEVE SER VIVIDO.PARABÉNS…PAZ E BEM!!!
    on 27 Fev 2009 at 12:35 josé

    muito legal
    on 27 Fev 2009 at 12:39 lorran

    muito legal gostei mas a professora mandou eu escre ver tudo diminui ai né
    on 27 Fev 2009 at 14:05 kiihgg

    Gostei muito Dessa Quaresma que voces escreveram !!
    on 28 Fev 2009 at 17:40 susko

    Parabéns pelas explicações. Mas há uma dúvida: o dilúvio aconteceu de fato ou é um mito. É fato registrado apenas no território da Asia ou é uma epopéia mitológica que abrange todos os Continentes?
    on 02 Mar 2009 at 18:23 Danilo R

    Primeiramente, Parabéns!!! Adorei o trabalho de vocês, acho que, a nação cristã deveria visitar o site. Pois, estão muito explicados e bem detalhados os assuntos que foram mencionados. Em minha opinião todo conteúdo esta muito bem elaborado e bem trabalhado. Fico muito grato e feliz em saber que temos pessoas capacitadas assim como vocês, para tratar de um assunto muito forte e polemico. Desejo a todo o cristão do mundo….. Uma boa quaresma que nesses momentos tão únicos, nos possamos nascer e crescer com Cristo. Tanto na oração, na igreja, vida pessoal, trabalho e etc. Que nossa Senhora cubra-nos com seu manto e amor, e que ela nos ensine á dizer sim, ao seu filho Santo e Salvador! “Orai e vigiai a todo o momento”. Um forte abraço. Danilo Ricardo
    on 04 Mar 2009 at 12:31 JACKSON

    GOSTEI MUITO
    on 06 Mar 2009 at 12:58 divina fiusa

    Realmente esse site é maravilhoso. Aqui onde moro a igreja é muito sem recursos financeiros, então quando se tem onde pesquisar sobre assuntos que a gente não tem como saber, é muito bom. Sou catequista num cidade pequenina no norte do Mato Grosso. Aqui é tudo muito dificil,não tem materiais de catequese, a gente se vira como pode. Agora que tem internet é mais fácil, ainda mais quando se tem um site como esse. Vocês estão de parabéns. Muito obrigada. Não sabem como ajudam nós catequistas aqui nesse fim de mundo. Abraços a todos que organizam o site.
    on 06 Mar 2009 at 13:07 layse

    gostei muito bjos
    on 06 Mar 2009 at 13:56 jeniffer mariano de barros

    Bom, gostei pois achei o que queria: tudo sobre quaresma. Beijão da lindona !!!!!
    on 07 Mar 2009 at 17:18 Marcolino

    Gostei muito, mas queria que publicasse sobre “o que é domimgo de ramos” obrigado!!!!!! bjsssssssssssssss…
    on 08 Mar 2009 at 17:20 MARCO AURÉLIO

    A Quaresma não duraria até a Quinta-Feira da Semana Santa? (excluíndo a Missa da Ceia do Senhor que ocorre a noite). Pelo menos é isso que eu li o dia todo pela internet. Aqui neste site diz que é até a Quarta-Feira Santa, me causou dúvidas. Obrigado
    on 10 Mar 2009 at 17:26 Anônimo

    que legal tchau
    on 13 Mar 2009 at 8:17 Alessandra

    Período de reflexão, de escuta ao Espírito Santo e de renovação da fé. É preciso estar atento para o chamado do Senhor que se manisfesta durante a Quaresma com todo seu poder. Aleluia!
    Escreva o seu comentário sobre este artigo
    Name

    Mail (não será divulgado)

    Website

    Por favor copie o texto… jtNndI na caixa seguinte:

    Links
    Busca Católica
    Clarissas do Louriçal
    CristoNet
    Frades Franciscanos – Província da Imaculada Conceição
    Igreja Online (blog)
    Jufra SE2
    Projeto UNSLO
    São Carlos Eventos & Hospedagem
    Tau Francisco
    Universo Católico

    Nenhuma parte deste blog ou site poderá
    ser utilizada sem a prévia autorização,
    por escrito, da autora

    ©2005-2009. Katia Lima
    Desde 2005 no ar
    Brasil – Portugal

  49. julia disse:

    Muito legal mensagem. Era tudo oq precisava pra fazer um trabalho da minha catequese. Beijoss. Tchauuuu!!!

  50. GOSTEI MUITO POIS ACHEI O QUE BUSCAVA MUITO OBRIGADA

Deixe uma resposta