09. O que é a quaresma?

O QUE QUER DIZER “QUARESMA”?

A palavra Quaresma vem do Latim quadragésima e é utilizada para designar o período de quarenta dias que antecedem a festa ápice do cristianismo: a Ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no famoso Domingo de Páscoa. Esta prática data desde o século IV.

A Quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas e termina na quinta-feira santa com a Missa da Santa Ceia, exclusive, isto é, termina antes da Missa da Ceia, ao anoitecer. Com a Celebração da Missa também chamada de Missa da Instituição da Eucaristia (ou Missa do Lava Pés), inicia-se o Triduo Pascal. Como o periodo da  Quaresmas os católicos realizam a preparação para a Páscoa. O período é reservado para a reflexão, a conversão espiritual. Ou seja, o católico deve se aproximar de Deus visando o crescimento espiritual. Os fiéis são convidados a fazerem uma comparação entre suas vidas e a mensagem cristã expressa nos Evangelhos. Esta comparação significa um recomeço, um renascimento para as questões espirituais e de crescimento pessoal.

O cristão deve intensificar a prática dos princípios essenciais de sua fé com o objetivo de ser uma pessoa melhor e proporcionar o bem para os demais. Essencialmente, o período é um retiro espiritual voltado à reflexão, onde os cristãos se recolhem em oração e penitência para preparar o espírito para a acolhida do Cristo Vivo, Ressuscitado no Domingo de Páscoa. Assim, retomando questões espirituais, simbolicamente o cristão está renascendo, como Cristo. Todas as religiões têm períodos voltados à reflexão, eles fazem parte da disciplina religiosa. Cada doutrina religiosa tem seu calendário específico para seguir.

A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa penitência e conversão.

Cerca de duzentos anos após o nascimento de Cristo, os cristãos começaram a preparar a festa da Páscoa com três dias de oração, meditação e jejum. Por volta do ano 350 d. C., a Igreja aumentou o tempo de preparação para quarenta dias. Assim surgiu a Quaresma.

ESTE ARTIGO CONTINUA

Share Button

comentário(s)

  1. candida batista disse:

    Acho, muito útil estes blogues , que nos dão uns tópicos , da Quaresma , que estamos a passar e é útil, para os catequistas, tirarem as suas dúvidas , e as poderem apresentar, ás crianças , assim; como também quem pretende, fazer blogues e os motivar , para fazerem sobre este assunto

  2. Patricia Ferreira disse:

    Otimo para meu planejamento catequetico!!!

  3. edmar disse:

    e uma coisa muinto legal adorei !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  4. Lucas Guilherme. disse:

    Adorei esse artigo,pois fala da quaresma de uma forma fácil, rápida e bem resumida.

  5. Éverton José disse:

    A quaresma é o tempo onde as pessoas podem e devem se converter ou seja mudar de sua vida pra melhor. Se arrepender, confessar seus pecados reconciliar c0m as pessoas tentando não errar mais, para ficar mais próximo de Deus.

  6. beatriz disse:

    eu adorei mi ajuda a fazer trabalhos sobre a catequese e tambem mi ajuda a saber mais sobre a quaresma !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  7. eulice disse:

    Gostei muito pois me aprimorei sobre a quaresma,o bom é comentar o assunto que a pessoa sabe explicar e qdo lemos entendemos o significado,parabéns…

  8. diovana disse:

    quero que coloquem mais coisas alem de queresma ta bem campanha da fraternidade e muitos outros porfavor na minha catequesepresisa muito diso para pesquisa claro eu pra pesquisar

  9. Ivoneuda F. de Assis disse:

    Acho muito importante este blog, pois com seus textos explicativos e de uma maneira simplificada, trazem somas aos meus conhecimentos, com os quais eu partilho na evangelização. Parabéns e que o Espirito Santo os ilumine. Paz e Bem.

  10. Cleia disse:

    Acho importante que sejam divulgados para todos a importância da Quaresma

  11. maria duda disse:

    e muito bom mas podia ser mais resumido

  12. ozenir alves disse:

    eu adorei me ajudou bastante

  13. carlos felipe disse:

    eu quero saber o que e quaresma

  14. carolina disse:

    gostei e é essa a mais pura verdade

  15. Ana Julya disse:

    Ler isso sobre a quaresma me fez refletir mais sobre a queresma e sobre jesus cristo,então foi muito bom…

  16. maraglai terezinha schedler disse:

    Presados Irmãos Na Fé Bem Vindos Entre Nos, se na proxima a festa mais importante para nós católicos. A PÀSCOA. precisamos nos preparar e ir passando a mensagem de Boca em Boca Pois na vespera da pascoa Jesus estava pagando nossos debitos Era vespera da Páscoa quando ele foi preso pelos soldados por uma corda e foi flagelado, busquem Jesus nesse dia e vão ao entro do mestre Deus é tudo o Omega e o Alfa. convertam-se confessem e comuguem. Deus Existe como tu e eu estamos vivos.o gloria rei o gloria rei o gloria.

  17. Laura disse:

    Adorei, me ajudou bastante!!!!!

  18. Ruan disse:

    Adorei me ajudou com trabalho s de ensino religioso

  19. kayane disse:

    muito bom aprender os ensinos de DEUS.

  20. francisco Lusmar paz disse:

    As orientações deste blog Canto da Paz, são de fato, verdadeiras aulas de catequese.
    Parabéns à equipe.
    Um abraço,
    Lusmar Paz
    Aracoiaba-Ce.

  21. cantodapaz disse:

    Muito obrigada ao Francisco e a todos pelas palavras de carinho e pela presença junto ao Canto da Paz. Ajudem-nos a divulgá-lo junto a seus amigos, pois é importante que a Palavra de Deus e a mensagem da Igreja chegue a todos os povos! Abraços a todos! Katia Lima – Equipe Canto da Paz –
    Blog Católico desde 2006 no ar

  22. Arlândio Lima disse:

    Gostei muito da explicação, porém existe um pequeno erro segundo o dia que termina a Quaresma. De acordo com o Missa Romano, a Quaresma termina no Domingo de Ramos e não na Quinta-feira Santa.

  23. cantodapaz disse:

    Arlândio,

    Em complemento ao que consta em nosso artigo, veja o que fala a Diocese de Osasco:

    “A Quaresma, caminho rumo à Pascoa da Ressurreição, começa na Quarta-Feira de Cinzas e termina na Quinta-Feira Santa, com a chamada “hora nona” da Liturgia das Horas.

    Ou seja, dura até a Missa da Ceia do Senhor, exclusive (carta apostólica Mysterii Paschalis, 28). O documento utiliza o termo “exclusive”, não “inclusive”. Então, a Quaresma não inclui a Missa da Ceia do Senhor.

    Com esta missa, à tarde, começa o Tríduo Pascal, que é o coração do ano litúrgico. Não podemos esquecer que o costume judaico-cristão considera o início do dia desde a sua véspera; por este motivo, a Sexta-Feira Santa começa no final da Quinta-Feira Santa.”

    (fonte: http://www.diocesedeosasco.com.br/artigos/quando-termina-a-quaresma-o-que-e-o-triduo-pascal.html)

    Abçs,

    Canto da Paz

  24. Vera Pietrobom disse:

    Estou em busca de um encontro sobre a Quaresma e encontrei esse acima me ajudou e muito.. Continuem nos ajudando para que nós possamos passar para as nossas crianças e Adolescentes. Um abraço.

  25. ADAUTO SANTOS disse:

    Excelente publicação. Muito esclarecedora. Bom se milhões e milhões de pessoas pudessem ter acesso.
    Muitos cristão não teem conhecimento disto.

  26. paula Letícia disse:

    Acho muito bom esses blogs porque específica melhor as coisas

  27. Regina januzzi disse:

    Tenho uma P.C.F ( Pequena Comunidade de Fé ) extensão do Movimento Cursilho de Cristandade que faço no bairro Sta Cecilia em J.F. e no ano passado fiz um grande trabalho sobre a quaresma ,esse ano ,queria algo menor e o texto acima foi muito útil para mim, menor ,e objetivo ,

  28. joaaaaquimm frança souza disse:

    adorei conhecer só assim eu que sempre gosto de esta atento para as coisas boas que mim leva ao senhor jesus

Deixe o seu comentário