09. O que é a quaresma?

 

O QUE QUER DIZER "QUARESMA"?

A palavra Quaresma vem do Latim quadragésima e é utilizada para designar o período de quarenta dias que antecedem a festa ápice do cristianismo: a Ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no famoso Domingo de Páscoa. Esta prática data desde o século IV.

A Quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas e termina na quinta-feira santa com a Missa da Santa Ceia, exclusive, isto é, termina antes da Missa da Ceia, ao anoitecer. Com a Celebração da Missa também chamada de Missa da Instituição da Eucaristia (ou Missa do Lava Pés), inicia-se o Triduo Pascal. Como o periodo da  Quaresmas os católicos realizam a preparação para a Páscoa. O período é reservado para a reflexão, a conversão espiritual. Ou seja, o católico deve se aproximar de Deus visando o crescimento espiritual. Os fiéis são convidados a fazerem uma comparação entre suas vidas e a mensagem cristã expressa nos Evangelhos. Esta comparação significa um recomeço, um renascimento para as questões espirituais e de crescimento pessoal.

O cristão deve intensificar a prática dos princípios essenciais de sua fé com o objetivo de ser uma pessoa melhor e proporcionar o bem para os demais. Essencialmente, o período é um retiro espiritual voltado à reflexão, onde os cristãos se recolhem em oração e penitência para preparar o espírito para a acolhida do Cristo Vivo, Ressuscitado no Domingo de Páscoa. Assim, retomando questões espirituais, simbolicamente o cristão está renascendo, como Cristo. Todas as religiões têm períodos voltados à reflexão, eles fazem parte da disciplina religiosa. Cada doutrina religiosa tem seu calendário específico para seguir.

A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa penitência e conversão.

Cerca de duzentos anos após o nascimento de Cristo, os cristãos começaram a preparar a festa da Páscoa com três dias de oração, meditação e jejum. Por volta do ano 350 d. C., a Igreja aumentou o tempo de preparação para quarenta dias. Assim surgiu a Quaresma.

ESTE ARTIGO CONTINUA

Share Button

comentário(s)

  1. candida batista disse:

    Acho, muito útil estes blogues , que nos dão uns tópicos , da Quaresma , que estamos a passar e é útil, para os catequistas, tirarem as suas dúvidas , e as poderem apresentar, ás crianças , assim; como também quem pretende, fazer blogues e os motivar , para fazerem sobre este assunto

  2. Patricia Ferreira disse:

    Otimo para meu planejamento catequetico!!!

  3. edmar disse:

    e uma coisa muinto legal adorei !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  4. Lucas Guilherme. disse:

    Adorei esse artigo,pois fala da quaresma de uma forma fácil, rápida e bem resumida.

  5. Éverton José disse:

    A quaresma é o tempo onde as pessoas podem e devem se converter ou seja mudar de sua vida pra melhor. Se arrepender, confessar seus pecados reconciliar c0m as pessoas tentando não errar mais, para ficar mais próximo de Deus.

  6. beatriz disse:

    eu adorei mi ajuda a fazer trabalhos sobre a catequese e tambem mi ajuda a saber mais sobre a quaresma !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  7. eulice disse:

    Gostei muito pois me aprimorei sobre a quaresma,o bom é comentar o assunto que a pessoa sabe explicar e qdo lemos entendemos o significado,parabéns…

  8. diovana disse:

    quero que coloquem mais coisas alem de queresma ta bem campanha da fraternidade e muitos outros porfavor na minha catequesepresisa muito diso para pesquisa claro eu pra pesquisar

Deixe o seu comentário