0. O PORQUE DESTE SITE

 

Olá pessoal,

PAZ E BEM!

Leia primeiro esta pequena explicação e depois assista o vídeo que fizemos e que você poderá encontrar no final deste artigo.

Para quem não sabe, o nosso site é uma página sempre dinâmica e atual, que fala sobre a Igreja, o Papa e muitos outros temas católicos. Nele vocês poderão ver vídeos de músicas católicas, trechos de filmes religiosos, além de encontrar partituras e letras de músicas que cantamos em nossas celebrações.

Como o nosso site está todo envolto na espiritualidade franciscana, vale a pena falar um pouquinho sobre este assunto, já que a maioria de nós só conhece São Francisco como sendo o santo que abençoa os passarinhos, os cachorros, os gatos, enfim, todos os bichos que amamos e que são criaturas de Deus.

Quanto à Santa Clara, ela é, infelizmente, para uma maioria esmagadora, uma ilustre desconhecida. No máximo, sabemos apenas que foi uma amiga de São Francisco, ou talvez saibamos que foi uma seguidora do santo ou, pior ainda, arriscamos que ela foi até uma quase-namorada de São Francisco! Por isso, sentimos a necessidade de criar o site Canto da Paz e de dar aqui, neste momento, apenas uma palavrinha com vocês, convidando a todos a navegar com calma, para ir, pouco a pouco, conhecendo e amando estes dois grandes santos revolucionários da nossa Igreja.

É importante frisar que Santa Clara não foi uma simples reprodução do ideal de vida de São Francisco. Não foi a “irmã lua”, sem luz própria, sem brilho próprio, limitando-se apenas a refletir a luz e o brilho de São Francisco, o “irmão sol”.

Eles viveram na Idade Média e, naquela época, as Ordens Religiosas (os conventos e mosteiros) eram obrigados a aceitar como norma de vida uma das pouquíssimas Regras monásticas já existentes. No entanto, Santa Clara lutou a vida toda contra esta determinação da Igreja e até mesmo contestou o Papa da época – logicamente com todo o respeito devido ao Santo Padre – frisando que não desejava nenhuma outra Regra de Vida (ela a chamava de Forma de Vida) para ela e suas companheiras, a não ser “viver o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo”, como São Francisco já observava. A luta durou muitos e muitos anos, só conseguindo o consentimento da Igreja dois dias antes de sua morte. Assim, Santa Clara foi a primeira mulher a escrever uma Regra de Vida, na Igreja. Foi uma mulher inovadora!

Outro fato curioso, e que naquela época, onde não havia a internet, nem sites ou portais, nem a tecnologia VoIP, nem televisão ou tv a cabo, nem aparelhos celulares ou palms – parafernálias tão “indispensáveis” para a nossa existência neste mundo -, Santa Clara, estando doente e acamada, recebeu de Deus a graça de poder participar, à distância, de uma Santa Missa de Natal. Esta Missa estava sendo celebrada na Igreja dedicada a São Francisco, longe do mosteiro onde ela se encontrava, mas mesmo assim, pôde participar de tudo, ouvindo os cantos e o que era dito dentro da igreja. Por este motivo, o Papa Pio XII a declarou, em 1958, padroeira da televisão.

Bem, vamos terminando a nossa conversa por aqui, lembrando apenas que será bem mais coerente perceber que São Francisco e Santa Clara de Assis receberam o mesmo chamado de Deus e foram, pouco a pouco, partilhando suas experiências místicas. Clara revelou para Francisco o lado feminino do ideal de vida inspirado por Deus; e Francisco revelou, para Clara, o lado masculino deste mesmo ideal.

Tenham em mente o fato de que será impossível conhecer bem São Francisco sem conhecer Santa Clara e vice-versa. Suas histórias e vidas se entrelaçam divinamente sob a ação do Espírito Santo, que quis renovar a Sua Igreja. Eles foram dois grandes santos da Igreja Católica; dois grandes santos do século XII/XIII, que juntos, reconstruiram a Igreja de Cristo que estava em ruínas.

Um grande abraço para todos e todas,

Equipe Canto da Paz

 

comentário(s)

  1. sabrina disse:

    Amei o site! Participo da Associação das Irmãs Franciscanas de São Pascoal e sou apaixonada por São Francisco!
    Um abração e parabéns por fazerem um site tão enriquecedor espiritualmente!

  2. Custódia Santos disse:

    Um obrigada á equipa Canto da paz, á Katia pelas suas palavras amorosas, enviadas para o meu mail. Na verdade, há muito que tempo que a vida de São Francisco e Santa Clara, me servem de meditãção e testemunho; agora encontrei este site e estou maravilhada com o que de lindo aqui vou sentindo. Obrigada Meu Deus, por tantos instrumentos da Tua Paz! Conduz a este e outro lugares de verdadeira vida, muitas pessoas que dizem ser a internet um centro de perdição.

  3. cantodapaz disse:

    **** Custódia, Paz e Bem! A internet é realmente, em alguns caso, um instrumento usado para o mal, mas é nosso dever como cristãos católicos, utilizá-lo para o bem e para a divulgação da Palavra de Deus, como o Santo Padre João Paulo II tantas vezes nos pediu. Por isso, aquele que podem, devem fazer sites com conteúdos que levem os outros a conhecer Deus e a experimentar a Sua Presença em nosso meio e dentro de nós. Os que não podem, por qualquer motivo, devem divulgar o que há de bom na internet, para que muitas pessoas cheguem à Salvação. Não estamos obrigados a divulgar “o Evangelho a todos os povos”??? Não existe meio mais rápido do que este. Pelo menos eu não conheço!!! Um abraço. ****

  4. Pe.PAULO BORGES MORAIS disse:

    TIVE A GRAÇA DE ESTAR EM ASSIS ESSE MÊS E PRESENCIAR DE PERTO A VIDA DE SANTA CLARA COMO TAMBÉM UM TEATRO MUSICAL DE SUA VIDA QUE GOSTEI MUITO. PARABÉNS PELO SITE. QUE SANTA CLARA INTERCEDA POR VÓS.

  5. JORGE LUIZ FERRAZ disse:

    Parabéns pelo site fiquei muito feliz de encontrar vocês sou musico trompetista e toco nas igrejas Católicas da Cidade de Mairinque SP

    Mairinque 11 de abril de 2009

  6. Léa Maria Guimarães disse:

    Sou uma apaixonada de São Francisco e Santa Clara e tudo que diz respeito a eles me intereeso .A vida dos dois se entrelaçam e realmente ambos vivem uma vida de verdadeira entrega por uma causa nobre:Jesus Cristo. Fico feliz quando recebo email do canto da paz.Sinto São Francisco(eu o chamo de meu Francisquinho) e Santa Clara me visitando.

  7. MARAVILHA!

    QUE AS ALEGRIAS DESTE NATAL
    PERDUREM DURANTE O NOVO ANO

    BOAS FESTAS!

  8. elias pereira dos santos disse:

    VIVA JESUS CRISTO VIVO!
    É muito bom encontrar pessoas apaixonadas pelas coisas do CÉU AQUI NA TERRA!
    BENDITO O QUE VEM EM NOME DO SENHOR.
    ” lOUVADO SEJA MEU SENHOR POR TODAS AS CRIATURAS ”
    eliaS.

  9. maria de lourdes disse:

    Amei este site e aproveitei para enviar as minhas amigas catequeistas, assim poderá preparar os trabalhos da campanha da fraternidade para os catequizandos que se iniciarão em Março. Quanto a são francisco e clara sou devota dos dois e adora as musicas que falam deles.Comvoquei uma turminha de crianças para cantar Doce sentir ficou lindo até chorei de emoção. aproveito também para enviar meus votos de 2011 cheio de realisações e que nunca esqueça de nós com asnovidades da semana. abraço fraterno pedindo ao menino Jesus que abençõe.

  10. jair bufalo disse:

    katia este site e DEUS agindo em vc para que
    nos ajuda tambem em nóssa caminhada de catequista.katia DEUS tiama e nós tambem.

  11. Maria Helena disse:

    Amei este artigo, também estou à procura de roteiros para todos os tempos, de músicas na santa missa, durante a semana…………

  12. maria de lourdes oliveira bueno disse:

    Gostei de encontrar 1 site dedicado a s. francisco (meu santo querido)
    Gostei tb do nome, pois só em pensar em s.francisco já sentimos aquela paz q só pode ser de Deus!
    Um abração
    Lu

  13. Acompanho tudo sobre o canto da paz. sou leiga e dia 13/12 fui convidada para fazer a reflexão das leituras na missa, gostaria de receber alguma coisa para me ajudar.Conto com a ajuda de voces.
    Desde ja agradeço.

  14. Washington Abadio da Silva disse:

    Belíssima apresentação! Das páginas que tenho visitado, a respeito de São Francisco e de Santa Clara, esta me deu real vontade de “frequentar”!!! Faz anos o ideal “deles” me persegue, embora não possa dizer que o viva… Envio o link de uma música que fiz (http://www.youtube.com/watch?v=HWQHof44gqU), parte de um CD todo inspirado no “Bardo de Deus”! Espero manter fraterna comunicação com vocês. Paz e Bem!

  15. xavier filho disse:

    Mantenho uma frase, minha, que diz: Sou Católico porque Jesus é Católico. Minha esposa estudou na Universidade Católica de Pernambuco, portanto, somos Católicos. Este artigo, assim como todos apresentados são muitos valiosos para quem quer saber mais sobre a Santa Igreja Católica e tudo aquilo que lhe diz respeito. mantenho um facebook (xavier filho)que fala muito sobre religião, igreja, etc. especialmente refutando tudo aquilo que é digo contra Nossa Igreja. Gostaria que dessem uma olhada nele e me enviasse um parecer. Grato e estejam com Deus.

  16. Laerte Goncalves Lustri disse:

    Eu acho interessante que sõ a igreja catolica possui santos. Serã que nao existem outros santos em outras religioes.

  17. Maria Amélia Vecchi disse:

    Amei o site,sou franciscana da Fraternidade Frei Leão,Campo ,PR
    Obrigada .

  18. Carlos Henrique Arce Paes disse:

    Meus Prezados, boa noite, como foi bom eu ter aberto este e-mail e saber do que eu gosto esta sendo publicado. Já estive nestes locais santos e me maravilhei porque Deus é bom e nos dá oportunidades de matar a curiosidade e refletir logo o impacto de sermos agraciados disto. Vocês são grau DEZ e continuem a efetuar este trabalho afinal precisamos ter mais alguém santo no nosso mundo que esta muito conturbado, parabéns é por ai mesmo o vossa missão de divulgar o AMOR do PAI para nós, abraços e feliz missão.

  19. maria neucy disse:

    S ou uma grande admiradora de S. Francisco.
    Acho este site maravilhoso, nos dá a oportunidade de conhecer melhor S. Francisco e S. Clara.
    Meditando a oração,de,S. Francisco eu me tornei uma pessoa mais carinhosa e atenciosa com todos, pricipalmente com os mais próximos..

  20. Ir.Margarida disse:

    Gostaria de receber um texto para teatro vocacional para apresentar com o Jufra .Agradeço a atenção
    Paz e Bem Ir.Margarida

  21. MARIA APARECIDA DA SILVA disse:

    É A PRIMEIRA VEZ QUE VISITO ESTA PAGINA ESTOU ENCANTADA,GOSTARIA MUITO DE FICAR EM CONTATOR COM VCS, POIS NOS TEMOS UMA CAPELA DE SÃO FRANCISCO AQUI NA NOSSA COMUNIDADE.
    PAZ E BEM PARA VCS!!!!

  22. Beatriz disse:

    Sem palavras,
    Já amava São Francisco e Santa Clara, e a Ordem Franciscana. Estou encantada .
    Muita Paz a Todos !

  23. claudio marçal vieira disse:

    foi muito gratificante, saber mais sobre esses dois santos, SÃO FRANCISCO E SANTA CLARA…
    Confeço que me apaixonei é emocionante…
    DEUS ABENÇOA TODOS VOCÊIS sôbre o comentário e o vídio…

  24. Antônio disse:

    Prezada Katia. Gostaria, se possível, que você divulgasse no Canto da Paz, a bonita música de J. Neto: O ROSTO DE CRISTO. Grande abraço e que Deus lhe dê forças e a sua equipe para a continuidade deste importante blog. Katia, não consigo abrir a página de Adoração ao Santíssimo. Você pode me ajudar?
    Antônio.

  25. M.Iguaraci disse:

    Paz e Bem ! Pertenço a família franciscana ,VOT-São Francisco da Penitência de Angra dos Reis,gostei muito deste site.

  26. francisca disse:

    PAZ E BEM,sou franciscana de coração,com a esperança de um dia me consagrar a ordem secular
    franciscana,amo este site.

  27. eliaS, lembra? disse:

    Kátia estou com saudades de você, faz tempo que não nos vemos, você está aqui no Rio? PAZ E BEM, VIVA JESUS CRISTO.

  28. LUCI FÁTIMA disse:

    Olá!
    Os assuntos abordados no BLOG, são esclarecedores. Gostei muito dessa mensagem sobre Santa Clara e São Francisco.
    ]

  29. Cícera Barbosa de Sousa disse:

    Tenho a graça de ser muito amada por São Francisco, e tenho uma devoção enorme por este Santo. Desconhecia a importância da relação religiosa dele com Santa Clara e estou muito feliz porque descobri esta grande informação no Santuário Mãe de Deus, com Padre Marcelo Rossi.

  30. valdercir disse:

    Vi o video do padre cantando aos noivos na igreja é de arrepiar mito belo a todos,a letra condis com a forte mensagem em breve espero ter,e ver esta força de fe em primeiro em DEUS e depois na musica

  31. Valéria Gonçalves disse:

    Parabéns pelo trabalho e muito obrigado por colaborar na Evangelização.
    Deus abençoe

  32. Lóla Prata disse:

    A União Brasileira de Trovadores elegeu como Patrono, São Francisco de Assis e em cada reunião mensal, rezamos a Oração da Paz.. O grupo agrega poetas de qualquer denominação religiosa que aprendem a venerar as virtudes de Francisco. Tanto assim que um dos grandes trovadores era judeu, Izo Goldman, mas colecionava imagens do santo padroeiro.
    O site é lindo! Paz e Bem!

Deixe uma resposta